CABOS DE REDE (PLUG RJ-45)

Conquanto a tendência da tecnologia seja a ligação sem fio ("wireless"), você pode desejar fazer manutenção de um cabo de rede de banda larga em sua residência. Não é difícil. Basta você dispor do cabo e dos terminais RJ-45 de boa qualidade e de um alicate para crimpar os fios nos terminais.

A ordem padrão das cores dos fios está nas ilustrações abaixo. Nos equipamentos modernos, pode-se usar o padrão de cores T-568A em ambas as pontas do cabo (CABO DIRETO):

Em equipamentos mais antigos pode ser necessário usar o padrão de cores T-568B em uma das pontas do cabo (CABO CRUZADO):

O alicate para cravar ("crimpar") os fios pode ser encontrado em qualquer loja ou "site" de componentes eletrônicos. Cuidado, todavia, ao comprar o alicate. Existem no mercado alicates de menos de R$ 20, normalmente "Made in China" e que não crimpam absolutamente nada! Adquiri um desses (fotografia abaixo), que joguei no lixo depois de tentar crimpar duas dezenas de terminais, sem o menor êxito:

Todo o cuidado, portanto, na escolha do alicate. Insista com o vendedor na compra de um alicate de qualidade comprovadamente testada.

No meu caso, restou-me o recurso extremo de crimpar o cabo e cada um dos oito fios no terminal com o uso de chave de fenda e martelo! Humilhante!

Home
© 14/07/2013 Atualizada em 14/07/2013