CATEDRAIS E ARRANHA-CÉUS

Dentre as catedrais que eu conheço, estão a de Lages, SC (40m de altura) e a de Ely, Inglaterra (66m). Surgiu então a dúvida: A catedral de Ely é a mais alta da Inglaterra? Não. É a catedral de Salisbury (123m). Então eu me perguntei: Qual a catedral mais alta do mundo? Eu pensava ser a de Colônia, na Alemanha, 157m(?). Outros afirmam que é a de Ulm, também na Alemanha, 161m(?) e uma terceira corrente aposta na de Yamoussoukro, na Costa do Marfim, 158m(?), mas há controvérsias: Computar ou não computar as cruzes no alto das torres? Se não computarmos as cruzes, a de Colônia é mais alta, seguida da de Yamoussoukro e em terceiro a de Ulm. Se computarmos as cruzes, a de Ulm é a mais alta, seguida da de Yamoussoukro e em terceiro a de Colônia. Ilustro, abaixo, a comparação feita com base nas informações que colhi e continuo preferindo Colônia, desconsideradas as cruzes nas torres, assim como eu desconsideraria antenas, agulhas metálicas etc. A Basílica de S. Pedro, em Roma, tem 138m. Afirma-se que a catedral mais alta da América do Sul está no Brasil, em Maringá, PR (114m, desconsiderada a cruz de 10m). Recentemente foi reinaugurada a igreja protestante alemã de Dresden (91m), destruída durante a 2ª guerra mundial. Surge ao fundo, majestoso (em vermelho), o Templo Expiatório da Sagrada Família, em sua concepção final, quando deverá alcançar 170m. Essa igreja católica situa-se em Barcelona, na Espanha, e se prevê terminá-la no ano de 2026, ano do centenário da morte do seu idealizador, o arquiteto catalão Antoni Gaudí. Eu observo que, por estranha coincidência, as catedrais de Colônia e da Sagrada Família têm idêntica altura, se não computadas as cruzes no alto das torres:

(O Cristo Redentor, no morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, RJ tem 38m – estátua 30m, pedestal 8m)

E já que estamos falando de estruturas gigantescas, veja a Catedral de Colônia e o Cristo Redentor ao lado da maior turbina eólica do mundo, a Haliade-X – altura do chão ao eixo 150m – medida do eixo à ponta das hélices 110m – potência 12 MW (o suficiente para suprir de energia elétrica dezesseis mil casas de porte médio) – que está sendo construída pela GE no Mar do Norte, em frente à cidade de Roterdã, na Holanda. A ponta da hélice alcançará a espantosa altura de 260m:

A edificação mais alta do mundo? A Dubai Tower (818m). Compare-a com a Torre Sky Tree, Tokyo (634m), a Torre Nacional do Canadá (C N Tower) em Toronto (553m), o Morro do Corcovado (710m), a Torre Eiffel (324m), o Taipei 101 em Taiwan (508m), a Freedom Tower (541m total, 1.776 pés, alusão ao ano da Declaração de Independência dos EUA) e o Empire State Building (394m não computada a agulha). Uma curiosidade à parte: A Dubai Tower já está marcada como a primeira edificação, no mundo, a ultrapassar a altura do Morro do Corcovado.

Entre o Taipei 101 e o Empire State Building existem as Torres Petronas, Kuala Lumpur (452m), a Sears Tower, Chicago (442m) e a Jin Mao Tower, Shanghai (421m).

Para ter uma pálida idéia do gigantismo da obra, veja a perspectiva da Dubai Tower (818m) implantada no sopé do Morro da Urca (220m) e contemplada desde o mirante do Botafogo Praia Shopping:

Veja outra concepção artística da Torre de Dubai, implantada na orla do Rio de Janeiro, na altura da Praia Vermelha, no Bairro da Urca, e contemplada desde a ponta de Camboinhas, em Niterói:

A história se repete?
É emblemático que a ânsia pela conquista do céu tenha dado volta ao mundo (Estados Unidos, Canadá, Malásia, China) e atinja o seu clímax na Dubai Tower, no Golfo Pérsico, no mesmo vale onde um dia, dizem os antigos, ergueram-se os Jardins Suspensos da Babilônia e a Torre de Babel. E agora a surpresa maior: anuncia-se que o Kuwait planeja erguer a Mubarak Tower, com 1.001m de altura (alusão aos "Contos das Mil e Uma Noites"), praticamente à sombra das ruínas da Torre de Babel, e que Dubai, sem perda de tempo, já ameaça erguer o Al Burj, com 1.200m de altura, à sombra da Dubai Tower! Ou seja, as cinco maiores edificações da história da humanidade, em seu tempo, estariam todas às margens do Golfo Pérsico! Coincidência? Fatalidade?


[ ]* As coordenadas geográficas são particularmente úteis para visualizar, no Google Maps, o mapa ou a imagem de satélite da região focalizada. Basta transpor esses dados para o campo "Search Maps" do programa.


Home
© 15/07/2004 Atualizada em 15/01/2024