QUEBRA-CABEÇAS

Comecemos com um enigma fácil: Disponha cinco Damas brancas e três Reis pretos em um tabuleiro de xadrez 5x5, de maneira que nenhum Rei fique em xeque.

Vá à versão on-line do quebra-cabeça, se o preferir, e movimente as peças com o "mouse".


O presente desafio consiste em montar um tabuleiro de xadrez (8x8) com essas 14 peças. Encontrei 12 soluções diferentes, até agora. Quer fazer a sua tentativa? Imprima a figura, cole sobre um papelão, recorte e boa sorte! A minha descoberta de nº 12 (em 26/07/2007) ocorreu oito anos e meio depois da solução nº 11 (28/01/1999). A descoberta da solução nº 1 perdeu-se no tempo. Só me lembro que ocorreu antes de 1970.

Vá à versão on-line do quebra-cabeça, se o preferir, e movimente as peças com o "mouse".

Se você encontrar uma solução inédita e comunicá-la através do meu "e-mail", poderá entrar para a Galeria dos Vencedores e receberá pelo correio um exemplar do jogo, em madeira, sem despesas.

Galeria dos Vencedores

16/09/2007 - Fernanda Vieira - Lages SC desvendou a minha solução de nº 12.
17/10/2007 - Anselmo 'Mamo' Varela - Lages SC encontrou a solução de nº 13.
26/10/2007 - Kauê Viana Garcia - Lages SC desvendou a minha solução de nº 2.

Se não resistir à curiosidade, veja a solução encontrada pelos vencedores do desafio.


V. aceitaria outros desafios?

pérolas

Temos doze pérolas idênticas na aparência, mas uma delas tem peso diferente (não se sabe se é mais leve ou mais pesada). Com três pesagens, em balança de dois pratos, determinar qual delas é diferente e se é mais leve ou mais pesada.

Solução


moedas

Temos dez montes de moedas idênticas na aparência, mas nove deles só têm moedas de 10 gramas e um deles só tem moedas de 9 gramas. Com uma única pesagem, em balança graduada em gramas, determinar qual monte tem moedas mais leves.

Solução


Decifra-me ou te devoro! (Como o simples reposicionamento dos triângulos provoca a ampliação da área adjacente?)

13x5

Explicação


aliens

Em um pequeno planeta habitado por loiros existe ao menos um habitante ruivo. Todos eles sabem disso. Eles são introspectivos e muito inteligentes. Jamais se comunicam entre si. Apenas se vêem. Todos têm cabelos bem curtos e seu planeta não conhece espelhos, de sorte que ninguém consegue ver a cor dos próprios cabelos.
Um dia, na praça em que todos se reúnem diariamente, chega uma mensagem do Alto, avisando que todos os ruivos têm de abandonar o planeta. Para tanto, uma espaçonave não tripulada pousará na praça, todos os dias, e decolará com aqueles que, a seu próprio critério, se julgarem ruivos.
Quantos ruivos embarcaram no sexto dia, sabendo-se que nesse dia a nave não decolou vazia?
RESPOSTA


Duas engrenagens quadradas engrenam? Dê um clic sobre elas e tire a dúvida.

Engrenagens quadradas



Eu sempre me fiz essa pergunta: Alguém, na Terra, já viu a Lua absolutamente cheia?
RESPOSTA


O caçador saiu de sua tenda, em um veículo de tração animal, em direção ao Sul, em busca de alimento. Percorreu alguns quilômetros sem encontrar caça. Rumou para Oeste e percorreu mais alguns quilômetros, sem sucesso. Frustrado, rumou para o Norte. Mais alguns quilômetros e conseguiu enfim encontrar o que procurava. Abatida a caça, continuou no rumo Norte e chegou de volta em sua tenda. Quais eram os animais que puxavam o veículo?
RESPOSTA



O JOGO DOS QUINZE PALITOS

Temos 15 palitos dispostos em três fileiras, como abaixo. O desafio do jogo – para 2 pessoas – consiste em cada um tirar quantos palitos quiser, de qualquer UMA das fileiras, e passar a vez para o oponente, até esvaziar a mesa. Perde o jogo aquele que for forçado a tirar o último palito.

Conheço esse jogo há mais de 50 anos. Posso afiançar que aquele que inicia o jogo sempre vence, se jogar corretamente. É pura questão de raciocínio. Apanhe 15 palitos e desvende os lances corretos. Aprenda com seus filhos. Ou com seus netos.
Solução



DIAS DO MÊS

Como distribuir os algarismos de 0 a 9 em dois cubos, de maneira que se possa formar os dias do mês, de 01 a 31?

Solução



CUBO-SERPENTE

O quebra-cabeça de montagem de um cubo com 27 peças (3x3x3 cubinhos), conhecido por "cubo-serpente", "cubo-snake", "cubo-cobra ou "cubo-elástico", tem uma solução complicada e difícil de esquematizar. Não encontrei na Internet senão filmagens curtas feitas por internautas enquanto montavam o cubo em frente da filmadora. Todavia, eu gostaria de ter uma solução esquemática de montagem. Desenvolvi, então, o presente esquema, que mostra os três planos de montagem (1º, 2º e 3º pisos) e no qual identifiquei os 27 cubinhos, para facilitar o entendimento. Siga os números, de 1 a 27:

Em seguida, outra versão do cubo (3x3x3) e sua solução. Siga os números, de 1 a 27:

Veja, também, a solução para um cubo com 64 peças (4x4x4 cubinhos). Siga os números, de 1 a 64:


Home
© 20/05/1996 Atualizada em 08/11/2015