AS ESTAÇÕES DO ANO

De longa data convencionou-se, na Terra, que o ano é dividido em quatro estações meteorológicas de três meses, conforme os raios do Sol incidam perpendicularmente ao equador (o chamado equinócio) ou ao trópico de Câncer ou de Capricórnio (os chamados solstícios) . Quando o Sol está sobre o trópico de Câncer, em torno de 21 de junho, acontece o auge do Inverno para o hemisfério Sul. É quando acontece o dia mais curto e a noite mais longa do ano. Da mesma forma, quando o Sol está sobre o trópico de Capricórnio, em torno de 21 de dezembro, acontece o auge do Verão.

O movimento de rotação da Terra em torno de seu próprio eixo e o movimento pendular em relação ao Sol assemelham-se ao movimento de um pião, como se vê na ilustração abaixo. A "Posição A" do desenho (21/06) espelharia o auge do Inverno para nós sulistas, assim como a "Posição E" (21/12) espelharia o auge do Verão. Curiosamente, convencionou-se, no Brasil, que as datas em torno de 21/06, 21/09, 21/12 e 21/03 marcam o início de cada estação e não o auge.

HORÁRIO DE VERÃO

No Brasil, como em outros países, instituiu-se o Horário de Verão. A data de início e de término do Horário de Verão sempre foi aleatória, no Brasil. Somente a partir de 2008, decreto presidencial (6.558 de 08/09/2008) determinou que "...em todos os anos a mudança no horário ocorrerá à zero hora do terceiro domingo de outubro e terminará à zero hora do terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do Horário de Verão é transferido para o próximo domingo.". O Horário de Verão limitava-se, nos últimos anos, às regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Em 05/04/2019, o recém-empossado presidente da república anunciou a extinção do Horário de Verão. Mas ainda não se sabe se a extinção foi definitiva ou se voltaremos à situação anterior a 2008, quando a cada ano o presidente em exercício decide se e quando haverá o horário excepcional.

Home
© 21/06/2007 Atualizada em 04/01/2024